Home   |   Fale Conosco   |   Área Restrita

GRUPO SINAGRO            SERVIÇOS            ONDE ESTAMOS            GESTÃO DE PESSOAS            RESPONSABILIDADE           PARCEIROS




Paraná deve aumentar área de plantio de milho em 2017 Print

Sexta, 23 Dezembro, 2016


Safra de verão no Estado pode crescer 15%, com colheita de 3,2 milhões de toneladas

Uma pesquisa realizada pelo Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura do Paraná mostrou que os agricultores do Estado vão elevar o plantio de milho e feijão no primeiro semestre de 2017. Como resultado, a produção do cereal pode atingir 13,5 milhões de toneladas.

Além da intenção de plantio da segunda safra de grãos, a pesquisa também mostra a expectativa de produção da safra de verão 2016/2017 (primeira safra), que está em campo, com bom desenvolvimento vegetativo. O volume previsto pode alcançar um total de 23,2 milhões de toneladas, somando todos os produtos - 15% acima do mesmo período do ano passado.

A soja está alavancando a projeção da primeira safra de grãos, com expectativa de safra recorde de 18,3 milhões de toneladas, volume 11% maior que o colhido na safra anterior (2015/2016),que foi 16,5 milhões de toneladas.

Mesmo com estabilidade na área plantada, em torno de 5,2 milhões de hectares ocupados, o rendimento das lavouras de soja deverá ser 11% maior - passando de 16,5 milhões de toneladas na safra passada para 18,3 milhões na atual safra. Cerca de dois terços das lavouras estão em fase reprodutiva, portanto ainda dependem muito do regime de chuvas para atingir seu pleno desenvolvimento.

Feijão - Cerca de 14% da área já foi colhida e 79% das lavouras estão em boas condições. De acordo com o engenheiro agrônomo do Deral, Carlos Alberto Salvador, no início do plantio houve uma perda em torno de 5% por causa das condições climáticas ruins, entre agosta a outubro, com temperaturas abaixo da média.

Passado esse período e com o retorno do clima com temperaturas mais amenas, a produção se recuperou. O volume colhido deve aumentar 18%, passando de 293.821 toneladas na safra passada para 348.057 toneladas na safra atual. Desse total, 57% da produção corresponde a lavouras com feijão preto e 43%, com feijão de cor.

Trigo - Encerrando a safra 2015/16, o Deral confirma a produção de trigo com uma colheita de 3,43 milhões de toneladas, que obteve a maior produtividade de todos os tempos: 3,143 quilos por hectare.

Para o engenheiro agrônomo Carlos Hugo Godinho, foi uma boa produção, que passou por recuperação de lavouras e que agora enfrenta dificuldades no escoamento, o que está prejudicando o produtor. Com isso, o ritmo de vendas é menor com cerca de 54% da produção vendida, que corresponde a 10 pontos percentuais abaixo da comercialização no mesmo período do ano passado.



Ver todas as notícias!





NOTÍCIAS POR ASSUNTO



PESQUISA






Home   |   Quem Somos   |   Serviços   |   Onde Estamos   |   Gestão de Pessoas   |   Responsabilidade   |   Parceiros   |   Contato


FAÇA-NOS UMA VISITA


SINAGRO - MATRIZ

Rua Rio de Janeiro, 2.583, Primavera IV

Primavera do Leste - MT, 78.850-000

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


 


  ©2018. Grupo Sinagro. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento e Hospedagem