Home   |   Fale Conosco   |   Área Restrita

GRUPO SINAGRO            SERVIÇOS            ONDE ESTAMOS            GESTÃO DE PESSOAS            RESPONSABILIDADE           PARCEIROS




Vendas de máquinas agrícolas caem 29% no primeiro mês do ano Print

Quinta, 4 Fevereiro, 2016


Queda foi registrada em relação a dezembro; setor também vendeu menos se comparado a janeiro de 2015


O setor de máquinas agrícolas já registra queda nas vendas no primeiro mês do ano. Foram entregues pelas fabricantes 1570 unidades, 29,4% menos que dezembro de 2015. Já em comparação com janeiro do ano passado, o tombo foi de 53,2%. Os dados foram divulgados pela Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores nesta quinta-feira (4/2) em São Paulo.

Para Luiz Moan Yabiku Junior, presidente da entidade, o resultado é "bastante ruim, uma queda superior ao que esperávamos". Segundo Moan, a expectativa era repetir os números de dezembro. As colheitadeiras foram as máquinas cujas vendas variaram menos, com declínio de 18,8% entre dezembro e janeiro.

A explicação dos dados negativos, para Moan, é apenas política. "O agronegócio como um todo está indo bem, com safras recorde tanto para no ciclo 2015/2016 e expectativa boa para 2016/2017. Repudio a política, que mina a confiança do produtor em investir", disse.

Mesmo com todo esse cenário, a expectativa de crescimento de 2% nas vendas internas permanece. "Para os próximos meses, tentaremos reverter isso um pouco para fechar o ano dentro da previsão de máquinas agrícolas", diz Moan.

Nas exportações, também houve queda. Em janeiro, foram comercializadas 328 máquinas, entre tratores, cultivadores,colheitadeiras e retroescavadeiras. Isso significa uma queda de 44,4% em comparação a dezembro, e de 40,6% comparando com janeiro de 2015.

Já a produção cresceu 79,1% desde dezembro de 2015, com 1.623 unidades. Entretanto, o número é 64,8% inferior quando comparado a janeiro de 2015. "Há a necessidade intensa de ajudar o estoque. A produção deve continuar baixa por enquanto para depois ter ajustes", diz o presidente da Anfavea.

Novos dados

A Anfavea agora disponibiliza dados de vendas internas de máquinas agrícolas por potência. Segundo Luiz Moan Yabiku Junior, a nova estatística ajuda a entender a tecnologia no campo. "É importante ter esses dados porque, no agronegócio, não importa só a quantidade, mas a soma da potência que trabalha na lavoura".

Os tratores de até 80 cv são a maioria, com 563 unidades, do total de 1082 comercializados em janeiro. Entre as colheitadeiras, a maioria vendida tem potência entre 266cv e 410cv, com 150 unidades das 337 do total.



Ver todas as notícias!





NOTÍCIAS POR ASSUNTO



PESQUISA






Home   |   Quem Somos   |   Serviços   |   Onde Estamos   |   Gestão de Pessoas   |   Responsabilidade   |   Parceiros   |   Contato


FAÇA-NOS UMA VISITA


SINAGRO - MATRIZ

Rua Rio de Janeiro, 2.583, Primavera IV

Primavera do Leste - MT, 78.850-000

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


 


  ©2018. Grupo Sinagro. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento e Hospedagem