Home   |   Fale Conosco   |   Área Restrita

GRUPO SINAGRO            SERVIÇOS            ONDE ESTAMOS            GESTÃO DE PESSOAS            RESPONSABILIDADE           PARCEIROS




Mato Grosso chega a registrar 20 sc/ha de soja; plantio segue até dia 15 Print

Segunda, 11 Janeiro, 2016


O plantio da soja em Mato Grosso segue até o próximo dia 15 de janeiro e as poucas áreas que iniciaram a colheita da oleaginosa estão registrando médias de 20 a 50 sacas por hectare. Aos poucos as chuvas no estado começam a se "normalizar".

Até o dia 7 de janeiro, Mato Grosso havia semeado 99,8% dos 9,203 milhões de hectares projetados. O avanço foi de apenas 0,8 pontos percentuais em relação ao último acompanhamento de semeadura do grão realizado no dia 17 de dezembro pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). No atual levantamento não está contabilizado o percentual da área que passou por replantio.

Em termos de colheita o Imea revela que as máquinas atingiram 0,3% da área total. A extensão é inferior aos 1,9% da área colhida nesta época o ano passado. As únicas regiões a iniciarem a colheita foi o Médio-Norte (0,4%), Oeste (0,5%), Centro-Sul (0,4%) e Sudeste (0,3%).
 
Conforme o primeiro acompanhamento da colheita da soja, divulgado na sexta-feira, 08 de janeiro, a produtividade média ponderada em Mato Grosso é de 50,6 sacas por hectare. No Médio-Norte a constatação é de 49 sacas, no Oeste 59,4 sacas, Centro-Sul 47,8 sacas e no Sudeste 47 sacas.

Segundo o produtor em Campos de Júlio, Glauber Silveira, a seca de novembro e dezembro prejudicaram a produtividade mato-grossense e dependendo da região chega-se a ter em média 20 sacas de soja por hectare. A seca, explica Silveira, prejudicou a estatura da planta e diminuiu a "emissão de entrenós, o que tende a diminuir a produtividade”.

Em Mato Grosso as primeiras projeções são de uma quebra de um milhão de toneladas, porém os números deverão ser revistos conforme o andamento do desenvolvimento das lavouras e colheita. A tendência, apontam especialistas, é que a safra 2015/2016 de soja no Brasil retraia, visto outras regiões terem sofrido com o clima. Na região Sul, por exemplo, os problemas foram causados pelo excesso de chuva.

A atual previsão para Mato Grosso são de 28 milhões de toneladas, segundo o Imea. No Brasil, de acordo com levantamento divulgado em dezembro pela Companhia Nacional do Abastecimento (CONAB), são 102,4 milhões de toneladas. Na próxima semana a Conab irá divulgar sua quarta projeção de safra 2015/2016.



Ver todas as notícias!





NOTÍCIAS POR ASSUNTO



PESQUISA






Home   |   Quem Somos   |   Serviços   |   Onde Estamos   |   Gestão de Pessoas   |   Responsabilidade   |   Parceiros   |   Contato


FAÇA-NOS UMA VISITA


SINAGRO - MATRIZ

Rua Rio de Janeiro, 2.583, Primavera IV

Primavera do Leste - MT, 78.850-000

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


 


  ©2018. Grupo Sinagro. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento e Hospedagem