Home   |   Fale Conosco   |   Área Restrita

GRUPO SINAGRO            SERVIÇOS            ONDE ESTAMOS            GESTÃO DE PESSOAS            RESPONSABILIDADE           PARCEIROS




Soja vai continuar rentável em 2016 Print

Quarta, 6 Janeiro, 2016


Análise do Cepea aponta que, mesmo com a baixa nas cotações internacionais, os preços internos vai manter a oleaginosa competitiva frente a outras culturas

Os preços da soja no mercado interno estão maiores que os de um ano atrás, mas em dólar, estão bem menores. Mesmo assim, o cultivo da oleaginosa continua vantajoso. A tendência para o próximo ciclo é de uma área plantada ainda maior, por causa da competitividade do grão frente a outras culturas.

O ano de 2015 acabou com o cultivo da soja na reta final, especialmente na região denominada de Matopiba [Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia], ao mesmo tempo em que a colheita no Paraná e em Mato Grosso se aproximava.

• Colheita da soja começa em MT com produção afetada

As poucas chuvas em várias regiões do Cerrado brasileiro entre final de novembro e dezembro, no entanto, causam preocupação. Em dezembro, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou estimativa de que a soja ocupe 33,2 milhões de hectares na temporada 2015/2016, crescimento acumulado de 45,9% nos últimos 10 anos-safra.

No mesmo período, a produtividade deu um salto de 27,6%, tomando-se como referência os números previstos para a temporada atual (3.087 kg/ha), o que elevou a oferta em 86,2%, caso sejam confirmadas as 102,5 milhões de toneladas previstas para a safra corrente – todos números recordes. Da oferta nacional, a estimativa da Conab é de que 44,5 milhões de toneladas sejam processadas internamente e 57,5 milhões de toneladas da soja em grão, exportadas – também recordes.

O processamento interno deve gerar 31,19 milhões de toneladas de farelo, sendo que 15,5 milhões de toneladas devem ser consumidas internamente e volume equivalente, exportado. Também devem ser gerados 7,9 milhões de toneladas de óleo de soja, com 6,4 milhões de toneladas sendo direcionadas ao mercado interno e 1,4 milhão de toneladas, exportadas. No geral, produtores brasileiros apostam que o dólar permanecerá em níveis elevados.

Com informações do Cepea.



Ver todas as notícias!





NOTÍCIAS POR ASSUNTO



PESQUISA






Home   |   Quem Somos   |   Serviços   |   Onde Estamos   |   Gestão de Pessoas   |   Responsabilidade   |   Parceiros   |   Contato


FAÇA-NOS UMA VISITA


SINAGRO - MATRIZ

Rua Rio de Janeiro, 2.583, Primavera IV

Primavera do Leste - MT, 78.850-000

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


 


  ©2018. Grupo Sinagro. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento e Hospedagem